"Foram 69 dias de reclusão a 622 metros de profundidade --17 dias sem que o mundo lá fora soubesse se estavam vivos ou mortos. Após quase 23 horas de esforços, o Chile entra para a história nesta quarta-feira com uma operação de resgate sem precedentes, e os 33 mineiros ganham a atenção do mundo, num misto de heróis com celebridades. "
Todas as atenções para o episódio.Um drama que tornou-se atração mundial. Revistas, jornais, sites com audiências multiplicadas.
A mídia, como sempre, dando suas contribuições solidárias, conscientizando e sensibilizando a todos.
Algumas empresas também, muito solidárias, durante o "confianamento" deram alguns presentinhos aos trabalhadores : camisas do real madrid, ipod (..)
Estima-se que cada um poderá receber cerca de 400 mil dólares, só com entrevistas, tem especulações já de direitos autorais pra virarem até filme. ( O resgate da década? )
Evo Morales, coitado, foi frustrado. Um dos mineiros, boliviano, recusou sua proposta de retornar a Bolívia com casa própria e emprego.
O empresário da mineração Leonardo Farkas presenteou cada família com um cheque de US$ 10 mil. Logo depois elas processaram os donos da mina por negligência e violação das normas de segurança
Bem, é importante nos atentarmos em que circunstâncias, quais os motivos que estão levando esse caso para esse enfoque. Será que estão de fato preocupados com a insegurança nas quais se desenvolve a atividade mineradora nas pequenas e médias empresas? Há de fato importância com a saúde, com as estruturas que são oferecidas aos trabalhadores? Que condições são essas que são dadas a esses trabalhadores, principais produtores da riqueza do país? Existem condições humanas? E os direitos básicos?
Será que nem mesmo um desastre como esse é suficiente? Será que é preciso mais casos como esses?
Deixo esses questionamentos, para que possamos refletir sob a real visibilidade deste acontecimento e como o oportunismo insere-se sublinarmente nas entrelinhas.
Isis Sande.
Infelizmente, é assim que a vida é. É a força do capitalismo falando mais alto. Todos aproveitam um pouco... a tv busca sua audiência, empresas querem posar de bondosas, pessoas públicas melhoram sua imagem....
ResponderExcluirE nós pobres humildes ainda perdemos tempo ficando aflitos e ansiosos, e torcendo pelo bem do próximo, mesmo que desconhecido.
Somos uns bestas mesmo!
xD
É o ciclo capitalista que "fala" sempre mais alto, pouco importa como eles trabalham, o que de fato interessa ai é o acumulo de riqueza para essas empresas. Acidentes como este só nos mostram mais uma vez o "espetaculo" provocado pela mídia, o famoso quarto poder. E a ambição sem medidas...
ResponderExcluirQuero presente amiguinhaaa! kkkkkkkk =D
ResponderExcluirCasos de muita audiência passam sempre na mídia, chama atenção naquele momento de toda a população para determinado assunto, mas no dia seguinte são poucas pessoas que discutem e pensam sobre o que pode ser feito com o fato ocorrido....
ResponderExcluiré uma triste realidade....
boa iniciativa sua de chamar atenção para isso aqui nesse blog.