quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Política: circo dos horrores.


Como as eleições será no próximo domingo dia 03/11/2010, nada mais justo que ocupar esse espaço com essa temática.
Começaremos com uma definição breve do que consiste o circo dos horrores:
Há séculos atrás a denominação circo dos horrores foi criada afim de explorar as coisas que as pessoas não querem ver mas, não conseguem parar de olhar, ou seja , o bizarro. Como por exemplo : a mulher mais feia do mundo, mulher metade, mulher barbada da Genebra, homem com dois pênis,homem elefante (..)
Há anos atrás com a queda da ditadura, houve a ascensão da democracia.Tornando possível a existência de candidatos que através do voto, sendo ele direito de qualquer cidadão, fosse eleito o candidato mais ético,responsável, honesto... Hoje, por exemplo, temos entre eles, candidatos : mulher pêra,mulher melão,Tati quebra-barraco, batoré, tiririca (..)
Existe alguma dúvida que a política no Brasil tornou-se o circo dos horrores ?
Como se já não bastasse esses jogadores de futebol, cantores, humoristas, mulheres-frutas, atores (..) contamos ainda com os candidatos que se dizem politicamente corretos,esbanjando formalidades, níveis de cultura e apego a família, que não passam de meros mascarados, corruptos com promessas que ficam no papel.
Na minha opinião
eles estão longe de pertencer a outro grupo que não seja o do circo dos horrores. Quer dizer, quem sabe como protagonistas do circo tradicional, afinal, o que não falta nessa eleição são palhaços.
Mas a partir disso questiono-me, o que deve ser feito?

" votar nulo, é não ter o direito de reclamar depois"
" votar em tiririca, é não se importa com o futuro do país "
" não votar, é perder o direito de participar de concursos"

Devemos refletir a partir do coletivo, e não alternativas que gerem causas e consequências individualistas. Devemos agir em conjunto, voltar a época em que não eramos cidadãos alienados, manipuláveis, sair dessa condição de conformismo. Parar de ver os nossos direitos como favores. Devemos sair as ruas literalmente de caras pintadas e limpas. Lutar a favor dos nossos direitos e exigir nada mais nada menos o que é nosso. Ter políticos éticos no governo é direito.
As conquistas que eles conseguem não são favores, são obrigações.
Concluo esse post alertando a todos para a conscientização. Não vendam seus votos, não se deixem manipular pelas pesquisas, não deixem de votar em quem de fato acreditam.

Segue abaixo uma reportagem, revista internacional, que enfoca a política do Brasil.

http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-11351808

Isis Sande

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estímulo.


Tudo na vida tem um estímulo, uma idéia, um começo. De Cara Limpa, não foi diferente.
Blogs viraram a modinha dos últimos tempos, que com o avanço da globalização tornam-se cada dia mais acessível. Diante disso me vi enclausurada em uma vitrine de vaidades, estereotipias e representações. Em que roupas, carros, cosméticos, sapatos (..) - não desconsiderando o seu valor - tomaram conta de um espaço que deveria ser ao menos dividido por assuntos que impactam fortemente na nossa realidade.Assuntos que nos fazem repensar nossas opiniões, que nos fazem destruir os paradigmas, e nos fazem refletir para uma possível mobilização. Meu estímulo? veio da insatisfação das respostas das minhas procuras. Quer dizer, da ausência delas. E o seu ? O que lhe estimula a viver? a sobreviver a esse cotidiano cada dia mais caótico, violento, em que a democracia não passa do papel ? Se está satisfeito nada adianta ler sequer uma linha desse blogger. Esse blogger tem um público alvo : Os insatisfeitos, indignados, enclausurados, iguais a mim que De Cara Limpa desejam discutir as temáticas sociais mais polêmicas.

Isis Sande